Programa Online
de Inferência Científica

Aprimore a habilidade de inferência científica pelo alinhamento entre a questão de pesquisa e sua dimensão epidemiológica, seguida identificação do modelo analítico adequado para transformar o resultado observado em um conceito científico.

“Inferência científica resulta da capacidade de observar e pensar.” Luis Correia

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Apresentação do Programa

Formação de Luis Correia

Médico Cardiologista
Livre-docente em Cardiologia, UFBA
Doutor em Medicina e Saúde, UFBA
Mestre em Saúde Pública, Johns Hopkins School of Public Health

Atividades Atuais

Professor Adjunto, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Pesquisador da Emory School of Public Health – Departamento de Epidemiologia, Atlanta
Editor-Chefe, Journal of Evidence-Based Healthcare
Pesquisador do CNPQ – Nível II

Programa Online de MBE: Link

Sobre o curso

Este curso é uma extensão da Disciplina de Epidemiologia Quantitativa da Pós-graduação de Medicina e Saúde da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, curso ministrado por Luis Correia ao longo de 18 anos.

Ciência não é a constatação da verdade. O processo científico consiste na obtenção de informações parciais da realidade, a serem processadas por modelos de pensamento, resultando em estimativas da realidade. Quanto melhor a qualidade do processo inferencial, mais próximas da verdade serão as estimativas.

Este não é um curso de metodologia científica, é um curso de estratégia científica. Não existem métodos científicos pré-definidos para perguntas de pesquisa. Cabe ao cientistas identificar a melhor estratégia de observação da realidade e planejar a priori modelos de pensamento que permitam a tradução do observado para estimativas causais ou preditivas.

Este curso objetiva transmitir conhecimentos e treinar habilidades que capacitem o pesquisador na construção destas estratégias de pesquisa, interpretação dos resultados, e discussão das implicações e limitações de seu trabalho. O curso visa o desenvolvimento da arte da inferência científica.

Objetivos

  • Habilidade de identificar a tipo de pergunta da pesquisa (descrição, causalidade ou predição), processo essencial para nortear a construção da estratégia científica e interpretação dos dados observados.
  • Conhecimento de conceitos populacionais (alvo, fonte e amostra) visando a habilidade de planejar um processo de seleção que preserve a validade interna e otimize a validade externa da pesquisa.
  • Conhecimento do significado de variáveis como substitutos de construtos da realidade e habilidade de escolha de variáveis apropriadas de acordo com o modelo causal ou preditivo.
  • Conhecimento dos processos de classificação ou mensuração de variáveis e habilidade de escolha métodos apropriados de observação.
  • Conhecimento dos processos que promovem viés de confusão, seleção e informação, e habilidade de desenvolver estratégias que otimizem a validade interna dos estudos.
  • Conhecimento e aplicação de conceitos de validade externa, generalização e transportabilidade.
  • Conhecimento de desenhos de estudos observacionais, experimentais e quase-experimentais e suas aplicações, e desenvolvimento da habilidade de escolha de um desenho baseado no equilíbrio entre validade e factibilidade.
  • Conhecimento sobre precisão e estimativa de efeito, e habilidade de planejamento analítico do estudo.

Esse curso serve para mim?

Público do curso

Este curso se aplica a um público que almeja conhecimento sólido e habilidade de inferência científica em saúde, contribuindo para a atitude profissional de quem reconhece a responsabilidade de gerar dados científicos em saúde.

1
Pesquisadores e acadêmicos com experiência em pesquisa na área de saúde, que desejam aprofundar seus conhecimentos e habilidades de inferência científica.
2
Mestrandos e doutorandos na área de saúde, que desejam complementar o aprendizado com um material que aprimora os modelos de pensamento científico.
3
Estudantes de graduação que desejam desenvolver em carreira de pesquisa desde o início alicerçada em conhecimentos e habilidades complexas.
4
Pesquisadores de áreas não relacionadas a saúde que desejam importar conhecimentos científicos genéricos para suas áreas específicas.

“Os princípios da pesquisa epidemiológica parecem enganosamente simples, o que leva algumas pessoas a acreditar que podem dominar as estratégias aplicando o senso comum. O problema desta visão é que o tipo de senso comum necessário pode ser difícil de alcançar sem treinamento profundo dos conceitos e métodos de inferência científica.”

Kenneth Rothman

“Visando benefícios para a sociedade, não devemos apenas fazer pesquisa, devemos fazer pesquisa bem-feita. Precisamos de menos pesquisas, melhores pesquisas e pesquisas feitas pelas razões certas”.

Douglas Altman

“Inferência científica não é o mesmo que descrever a verdade. Ciência é como ver fumaça e inferir que há fogo. É um processo complexo de pensamento que requer responsabilidade”.

Luis Correia

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