Colegas, este curso tem o propósito de aproximar o pensamento clínico do paradigma científico. Seguindo o mesmo estilo de nosso Blog MBE, utilizamos uma abordagem informal para democratizar conhecimentos básicos e avançados de metodologia científica, facilitando o entendimento de conceitos tradicionalmente percebidos como complexos.
Este curso se volta não apenas para professores ou pesquisadores, mas também para profissionais de saúde que desejam aprimorar sua prática clínica com (1) a análise crítica da validade de evidências científicas e (2) habilidade de aplicar o conhecimento científico na decisão clínica.
Ao abordar “aplicabilidade”, vamos além da metodologia científica. Apresentamos de forma original princípios de raciocínio clínico embasado em evidências, aspectos psicológicos da decisão, vieses cognitivos típicos do pensamento clínico, análise crítica das crenças internas, e como alinhar preferências e evidências.
Medicina baseada em evidências não se trata apenas de metodologia científica ou das burocráticas (e importantes) revisões sistemáticas. A sabedoria está em saber utilizar as evidências como norte da decisão individualizada, que leva em conta valores e preferências de nossos clientes.
Embora este curso tenha origem em nossa inserção acadêmica, sua forma foge ao academicismo tradicional. Falamos mais como clínicos que entendem de ciência, mantendo a proximidade do mundo real.
O conceito clínico de medicina baseada em evidências tem caráter individual: evidências científicas servem de norte a um processo de decisão alinhado com a individualidade clínica e preferências do paciente. Este paradigma se estruturou ao longo do último século, dando origem à forma contemporânea de pensar medicina, baseada em ciência e probabilidades clínicas.
Vínhamos neste processo evolutivo, reformulando a habilidade do pensamento e a atitude médica na tomada de decisão, quando fomos surpreendidos: a população se tornou nosso paciente. Neste momento, fez-se necessário adaptar princípios da medicina baseada em evidências para um pensamento sistêmico e escalável. Migrar do mediocristão caracterizado pelo cotidiano clínico, para o extremistão caracterizado por cisnes negros.
Neste módulo do curso, apresentaremos princípios da MBE dentro da perspectiva de fenômenos sistêmicos, nas dimensões de diagnóstico, prognóstico e tratamento. Nasce nesta abordagem um novo modelo mental que incrementa o valor da medicina baseada em evidências.
Após a inscrição, seu acesso será enviado via e-mail dentro das próximas 24 horas, verifique na caixa de spam ou lixo eletrônico se não encontrar na caixa de entrada. Caso não receba, contate imediatamente o suporte: suportembe@gmail.com.
O curso ficará disponível continuamente durante 1 ano.
Todas as futuras atualizações do curso serão disponibilizadas para os inscritos.
Caso o aluno deseje renovar o acesso após o período de 1 ano, será cobrado apenas 50% do valor integral por mais 1 anos. A partir da terceira renovação, apenas 25% será cobrado.
O certificado poderá ser automaticamente emitido quando o contador mostrar que o aluno completou 70% do curso em período maior que 15 dias.
Caso o aluno deseje obter o certificado dentro dos primeiros 15 dias de curso, além do acesso a 70% do conteúdo, este precisará acertar 70% de uma prova de 20 questões com moderado grau de dificuldade. Caso não obtenha a pontuação necessária, lhe será oferecido uma segunda oportunidade em prova semelhante.
Objetivo: desenvolver habilidade cognitiva a fim de traduzir o paradigma científico para a construção de conceitos médicos e aplicação de evidências na tomada de decisão.
princípios da medicina baseada em evidências, resolução de dilemas baseado em probabilidades, overdiagnosis e choosing wisely.
Objetivo: ajustar o curso do pensamento médico-científico, dirimindo equívocos clássicos e trazendo racionalidade e fluidez ao pensamento científico aplicado a questões de saúde.
conceitos originais e “fora da caixa” relacionados a variados temas em medicina baseada em evidências.
Objetivo: despertar visão critica em relação ao ecossistema científico, incrementando a capacidade de análise de evidências para além da leitura do artigo, levando em consideração o sistema em que o trabalho está inserido.
vieses cognitivos anti-científicos, tipos de violações de integridade científica, análise bayesiana de uma evidência científica, conflito de interesses.
Objetivo: desenvolver habilidade de julgar uma evidência científica sobre métodos diagnósticos e aprender a aplicar evidências no fluxo do raciocínio diagnóstico.
pensamento diagnóstico bayesiano, medidas de acurácia, precisão e vieses de estudos diagnósticos.
Objetivo: desenvolver habilidade de julgar uma evidência científica sobre marcadores prognósticos e aprender a aplicar evidências no fluxo do raciocínio prognóstico.
pensamento prognóstico probabilístico, análise e modelos multivariados, medidas de acurácia prognóstica, precisão e vieses de estudos prognósticos.
Objetivo: desenvolver habilidade de julgar uma evidência científica sobre conduta terapêutica e aprender a aplicar evidências na tomada de decisão terapêutica.
risco de erro aleatório e sistemático, fatores de confusão, medidas de associação que medem tamanho de efeito, conceitos de eficácia, efetividade e eficiência, aplicabilidade da evidência.
Objetivo: reforçar conhecimento a respeito de metodologia de pesquisa clínica.
medidas de associação, princípios estatísticos básicos, cálculo de tamanho amostral.
Objetivo: desenvolver habilidade para interpretar e julgar a qualidade de uma revisão sistemática e meta- análises.
conteúdos de revisões sistemática e meta-análises, critérios de qualidade, efeito sumário, testes de heterogeneidade e sensibilidade, análise viés de publicação.
Objetivo: adaptar os princípios da medicina baseada em evidências para o paradigma sistêmico típico de uma pandemia: quando a população se torna nosso paciente.
a lei dos acontecimentos contagiosos, o valor da ciência epidemológica, adaptação dos clássicos princípios da medicina baseada em evidências para fenômenos sistêmicos, criando os “princípios da medicina sistêmica”. São princípios de diagnóstico, prognóstico e tratamento aplicados à população como um todo.