Colegas, este curso tem o propósito de aproximar o pensamento clínico do paradigma científico. Seguindo o mesmo estilo de nosso Blog MBE, utilizamos uma abordagem informal para democratizar conhecimentos básicos e avançados de metodologia científica, facilitando o entendimento de conceitos tradicionalmente percebidos como complexos.
Este curso se volta não apenas para professores ou pesquisadores, mas também para profissionais de saúde que desejam aprimorar sua prática clínica com (1) a análise crítica da validade de evidências científicas e (2) habilidade de aplicar o conhecimento científico na decisão clínica.
Ao abordar “aplicabilidade”, vamos além da metodologia científica. Apresentamos de forma original princípios de raciocínio clínico embasado em evidências, aspectos psicológicos da decisão, vieses cognitivos típicos do pensamento clínico, análise crítica das crenças internas, e como alinhar preferências e evidências.
Medicina baseada em evidências não se trata apenas de metodologia científica ou das burocráticas (e importantes) revisões sistemáticas. A sabedoria está em saber utilizar as evidências como norte da decisão individualizada, que leva em conta valores e preferências de nossos clientes.
Embora este curso tenha origem em nossa inserção acadêmica, sua forma foge ao academicismo tradicional. Falamos mais como clínicos que entendem de ciência, mantendo a proximidade do mundo real.
Este curso é um testemunho de nossas reflexões sobre a arte e ciência do pensamento médico. Desta forma, o conteúdo evolui conosco, desbravando de forma original novas estratégias de racionalização da medicina e saúde. Em nossas últimas atualizações, criamos os módulos Conceitos Originais, Integridade Científica (2019) e Pandemia Clínica e Populacional (2020). Neste início de 2021, inserimos o Módulo Pensamento Econômico.
A forma econômica do pensar clínico sempre permeou o conteúdo deste curso, à semelhança no nosso próprio processo de decisão clínica, especialmente nos temas medicina baseada em valor, overdiagnosis e overtratamento. Neste novo Módulo, ampliamos a teoria econômica do pensamento médico com uma abordagem original, importando princípios de microeconomia e economia comportamental no Submódulo Economia Clínica (24 aulas). Em paralelo, criamos o Submódulo Economia Populacional (30 aulas), quando o custo monetário ganha protagonismo nas decisões coletivas. Neste Módulo, apresentamos a abordagem científica do paradigma de custo-efetividade, potencializando a capacidade de interpretar, julgar e utilizar este tipo de evidência para tomada de decisão em incorporação de tecnologias em saúde.
Esta atualização de 2021 consta de outros dois novos Módulos: “Curso Condensado”, onde o conteúdo principal da medicina baseada em evidências está resumido em 11 aulas, que reproduz nosso curso na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; e “Eventos MBE” que traz as aulas gravadas de eventos especiais promovidos por Centro de Medicina Baseada em Evidências da Bahiana.
Por fim, inserimos nesta versão apostilas com o conteúdo as vídeos-aulas, confeccionadas por alunos e professores associados. Esta é um ferramenta de grande utilidade para a revisão dos conteúdos dos vídeos.
Objetivo: Desenvolver habilidade cognitiva a fim de traduzir o paradigma científico para a construção de conceitos médicos e aplicação de evidências na tomada de decisão.
Princípios da medicina baseada em evidências, resolução de dilemas baseado em probabilidades, overdiagnosis e choosing wisely.
Princípios de microeconomia e vieses cognitivos
Paradigma monetário em saúde, estudos de custo-efetividade.
Objetivo: Ajustar o curso do pensamento médico-científico, dirimindo equívocos clássicos e trazendo racionalidade e fluidez ao pensamento científico aplicado a questões de saúde.
Conceitos originais e “fora da caixa” relacionados a variados temas em medicina baseada em evidências.
Objetivo: Despertar visão critica em relação ao ecossistema científico, incrementando a capacidade de análise de evidências para além da leitura do artigo, levando em consideração o sistema em que o trabalho está inserido.
Vieses cognitivos anti-científicos, tipos de violações de integridade científica, análise bayesiana de uma evidência científica, conflito de interesses.
Objetivo: Desenvolver habilidade de julgar uma evidência científica sobre conduta terapêutica e aprender a aplicar evidências na tomada de decisão terapêutica.
Risco de erro aleatório e sistemático, fatores de confusão, medidas de associação que medem tamanho de efeito, conceitos de eficácia, efetividade e eficiência, aplicabilidade da evidência.
Objetivo: Desenvolver habilidade de julgar uma evidência científica sobre métodos diagnósticos e aprender a aplicar evidências no fluxo do raciocínio diagnóstico.
Pensamento diagnóstico bayesiano, medidas de acurácia, precisão e vieses de estudos diagnósticos.
Objetivo: Desenvolver habilidade de julgar uma evidência científica sobre marcadores prognósticos e aprender a aplicar evidências no fluxo do raciocínio prognóstico.
Pensamento prognóstico probabilístico, análise e modelos multivariados, medidas de acurácia prognóstica, precisão e vieses de estudos prognósticos.
Objetivo: Reforçar conhecimento a respeito de metodologia de pesquisa clínica.
Medidas de associação, princípios estatísticos básicos, cálculo de tamanho amostral.
Objetivo: Desenvolver habilidade para interpretar e julgar a qualidade de uma revisão sistemática e meta- análises.
Conteúdos de revisões sistemática e meta-análises, critérios de qualidade, efeito sumário, testes de heterogeneidade e sensibilidade, análise viés de publicação.
Objetivo: Adaptar os princípios da medicina baseada em evidências para o paradigma sistêmico típico de uma pandemia: quando a população se torna nosso paciente.
A lei dos acontecimentos contagiosos, o valor da ciência epidemológica, adaptação dos clássicos princípios da medicina baseada em evidências para fenômenos sistêmicos, criando os “princípios da medicina sistêmica”. São princípios de diagnóstico, prognóstico e tratamento aplicados à população como um todo.
Objetivo: Compartilhar os eventos internacionais realizados pelo Centro de MBE Bahiana.
Reflexões fora da caixa.
Objetivo: Oferecer o principal conteúdo de MBE em formado condensado e presencial.
Princípios da MBE, processo de decisão, análise crítica de estudos sobre eficácia e acurácia.
Aula 1: Existe medicina baseada em evidência?
Aula 2: A Humildade do Pensamento Médico
Aula 3: Introdução aos Sete Princípios da MBE
Aula 4: O princípio da Hipótese Nula (Parte 1)
Aula 5: O princípio da Hipótese Nula (Parte 2)
Aula 6: As 3 Razões de Serenidade da Hipótese Nula
Aula 7: Princípio da Plausibilidade Extrema
Aula 8: As Duas Variantes do Princípio da Plausibilidade Extrema
Aula 9: Princípio da Complacência
Aula 10: Princípio do Nível de Evidência
Aula 11: Princípio da Prova do Conceito
Aula 12: Princípio da Complementaridade
Aula 13: O Tripé da Individualização da Evidência
Aula 14: A Verdadeira Decisão Compartilhada
Aula 15: O Pensamento de Economia Clínica
Aula 16: Overdiagnosis (aula ao vivo)
Aula 17: Choosing Wisely
Aula 18: A Resolução dos Dilemas: Probabilidade, Desempenho, Utilidade
Aula 19: Exemplo de Raciocínio Probabilístico PDU
Aula 20: Não existe “decisão certa”
Aula 21: As Duas Faces do Efeito Placebo
Aula 22: Tolerância com Evidências Prognósticas
Aula 23: A Dogmática Polarização da Ciência
Aula 1: Introdução a Economia Clínica
Aula 2: Barreiras ao Pensamento Econômico
Aula 3: Princípio de Custo-Benefício
Aula 4: Princípio da Custo-Oportunidade
Aula 5: Princípio do Ganho Marginal
Aula 6: Princípio da Interdependência
Aula 7: A Interconecção dos 4 Princípios
Aula 8: A Fórmula do Valor
Aula 9: Fórmula do Valor - Componente Benefício
Aula 10: O Valor do Tempo e o Desconto do Benefício
Aula 11: Fórmula do Valor - Componente Custo
Aula 12: Disposição a Pagar
Aula 13: Aplicações da Fórmula de Valor
Aula 14: Erros nas Estimativas de Risco
Aula 15: Processo de Decisão - Risco, Dano e Custo
Aula 16: A Supervalorização da Custo-efetividade
Aula 17: Lei dos Pequenos Números
Aula 18: O Fenômeno da Ancoragem
Aula 19: Soluções para as Âncoras
Aula 20: Heurística de Semelhança
Aula 21: Heurística de Disponibilidade
Aula 22: Heurística de Disponiblidade Baseada em Emoção
Aula 23: Disponibilidade vs Semelhança - Dificuldades e Soluções
Aula 24: Efeito Framing
Aula 25: Loss Aversion, Risk Aversion e Solução para Framing
Aula 26: Viés Cognitivo - Assimetria de Atenção
Aula 27: Instinto da Lacuna
Aula 1: Introdução à Economia Populacional
Aula 2: O Problema principal do custo-efetividade é o denominador
Aula 3: Duas Peculiaridades do Custo em Saúde (Cumulativo e Impositivo)
Aula 4: As 3 Medidas de Economia Monetária
Aula 5: Custo Mininização
Aula 6: Curso-Benefício Versus Custo-Efetividade
Aula 7: Custo-Efetividade Versus Custo-Utilidade
Aula 8: Eficiência versus Justiça
Aula 9: Metodologias dos Estudos de CE (Empírismo vs Modelagem)
Aula 10: Marlov Versus Árvore de Decisão
Aula 11: A Tolerância com o Nível de Evidência
Aula 12: Perspectivas e Tipos de Custo
Aula 13: Perspectivas da Efetividade
Aula 14: Desconto em Estudos de CE
Aula 15: QALY e Utilidade da Vida
Aula 16: Medidas Diretas e Indiretas da Utilidade
Aula 17: Incremento de QALY e Utilidade
Aula 18: Cálculo do ICER
Aula 19: Razão de CE Incremental e suas Quatro Explicações
Aula 20: O Plano Espacial de Custo-Efetividade
Aula 21: Análise de ICER nos Quadrantes NE e SO
Aula 22: Análise do ICER de acordo com Ceiling Ratio
Aula 23: Quadrante Sudoeste - Cost-Saving
Aula 24: Imprecisão do ICER e Probabilidade de Custo-Efetividade
Aula 25: Curva de Aceitabilidade da CE
Aula 26: Análise Crítica de Estudo de CE
Aula 27: Critérios Sociais de Custo Efetividade
Aula 28: Impacto Orçamentário
Aula 29: Exemplos de Ensaios Clínicos
Aula 1: “Em medicina, é impossível tomar uma decisão certa”
Aula 2: Os Dois Tipos de Incerteza: conceitual e individual
Aula 3: A Equivocada da Medicina Baseada em Regras
Aula 4: O equívoco histórico do nome “Medicina Baseada em Evidências”
Aula 5: A falácia da pseudo-individualização da decisão
Aula 6: "Condutas comprovadamente benéficas são raramente benéficas”
Aula 7: NNT Prevalente versus NNT Incidente
Aula 8: “Conceitos científicos são imperceptíveis à experiência clínica”
Aula 9: “Um estudo negativo prova inexistência de um fenômeno?”
Aula 10: Estudos exploratórios versus confirmatórios
Aula 11: Fake News Científica
Aula 12: “Cuidado com profecias auto-realizáveis”
Aula 13: Quando não desejamos um estudo preciso
Aula 14: Quando estudos observacionais podem gerar hipótese de eficácia.
Aula 15: "Não confunda nível de evidência com força de recomendação”
Aula 16: A Pele no Jogo
Aula 17: Quando efetividade supera eficácia
Aula 18: O original conceito de “Desfecho Simultâneo”
Aula 19: Quando a discussão sobre mortalidade é inútil
Aula 20: "Custo-efetividade, o verdadeiro determinante é o denominador”
Aula 21: “A meta-análise ideal é aquele que já sabemos o resultado previamente”
Aula 22: A injustiçada redução relativa do risco
Aula 23: Demonstração prática da constância da redução relativa do risco
Aula 24: Quando a redução relativa do risco pode variar
Aula 25: Por que o termo significância estatística está equivocado?
Aula 26: O que é o pensamento científico bayesiano?
Aula 27: Quando é preciso mais de um estudo de boa qualidade para confirmar uma hipótese?
Aula 28: O Estranho Fenômeno de Regressão à Média
Aula 1: “A Fé é biológica”
Aula 2: A Mente Biológica: positivismo, confiança por coerência e viés de confirmação
Aula 3: O Viés da Legião
Aula 4: O Advento da Fake News Científica
Aula 5: Introdução ao Paradoxo da Inteligência Científica
Aula 6: Evidências sobre o Paradoxo da Inteligência Científica
Aula 7: O Valor da Curiosidade (a verdadeira educação científica)
Aula 8: Inteligência versus Curiosidade
Aula 9: Análise bayesiana do valor preditivo da evidência científica
Aula 10: Análise da probabilidade pré-teste da ideia científica (plausibilidade e evidências)
Aula 11: “Hindsight”- O viés cognitivo da análise da probabilidade pré-teste
Aula 12: O Terceiro componente da análise de probabilidade pré-teste
Aula 13: Análise da qualidade da evidência: a influência do tamanho
Aula 14: Definição do risco de viés de um estudo
Aula 15: Vieses do Ecosistema Científico
Aula 16: Soluções para Vieses do Ecossistema Científico
Aula 17: Viés de Publicação
Aula 18: Viés Cognitivo II - The Texas Sharpshooter
Aula 19: O Viés das Mudanças de Protocolo
Aula 20: A Escandalosa Mudança de Protocolo do Estudo ISCHEMIA
Aula 21: Como identificar mudança de protocolo no ClinicalTrials
Aula 22: Como interpretar uma evidência científica além do conteúdo do artigo científico
Aula 23: A imoral relação científica com a indústria médica
Aula 1: Estudos Observacionais e seus Fatores de Confusão
Aula 2: Efeito de Confusão (Parte 1)
Aula 3: Efeito de Confusão (Parte 2)
Aula 4: A Necessidade do Grupo Controle
Aula 5: Erros Sistemáticos e Aleatórios
Aula 6: Randomizações Adequadas (ou Enganosas)
Aula 7: Aprofundando Randomização
Aula 8: Viés de Desempenho em Estudos com Grupo Controle
Aula 9: Preferência e Performance Bias
Aula 10: Contraste entre Tratamento e Controle
Aula 11: Análise por Intenção de Tratar (O Contra-Intuitivo Correto)
Aula 12: Vieses Relacionados ao Desfecho (Cegamento, Subjetividade, Seguimento)
Aula 13: O Problema das Múltiplas Comparações
Aula 14: Aprofundando Desfechos Secundários
Aula 15: Análise de Subgrupo
Aula 16: Aprofundando Análise de Subgrupo
Aula 17: Subgrupo e o Mito da Geração de Hipótese
Aula 18: Aprofundando Análise de Subgrupo II
Aula 19:Erro Aleatório Tipo II
Aula 20: Pseudo Cálculo do Tamanho Amostral
Aula 21: Relevância: Desfecho Substituto
Aula 22: Relevância - Desfecho Clínico
Aula 23: Relevância - Desfechos Compostos
Aula 24: Aprofundando Desfecho Composto
Aula 25: Aplicabilidade - Evidência Direta, Indireta e Efetividade
Aula 26: Aplicabilidade - O Cálculo do NNT Individual
Aula 27: Aplicabilidade - O NNT Aplicado ao Sistema de Saúde
Aula 28: Estudos Pragmáticos
Aula 29: O Verdadeiro Estudo de Efetividade (Pragmático)
Aula 30: Estudos de não Inferioridade I
Aula 31: Estudos de não Inferioridade II
Aula 32: Estudos de não Inferioridade III
Aula 33: Comparação com Placebo
Aula 34: Morte Total vs Morte Específica
Aula 35: Morte Total vs Morte Específica
Aula 1: O Pensamento Diagnóstico
Aula 2: Medidas de Acurácia
Aula 3: Exemplos de Razões de Probabilidade
Aula 4: Valor Preditivo
Aula 5: Fluxo do Raciocínio Diagnóstico
Aula 6: Análise Diagnóstica Sequencial vs. Multivariada
Aula 7: Análise Crítica de Estudos sobre Acurácia I
Aula 8: Análise Crítica de Estudos sobre Acurácia II
Aula 9: Análise Crítica de Estudos sobre Acurácia III
Aula 10: Aplicabilidade I - Validade Externa
Aula 11: Aplicabilidade II - Utilidade e Probabilidade Pré-Teste
Aula 12: Aplicabilidade III - Utilidade e Rendimento
Aula 13: Revisão da Aplicabilidade Diagnóstica
Aula 14: O Paradigma da Eficácia Diagnóstica
Aula 15: Overdiagnosis (Aula ao Vivo)
Aula 1: O Pensamento Probabilístico
Aula 2: Modelos Probabilísticos (Prognóstico)
Aula 3: O Conceito de Marcadores Prognósticos
Aula 4: Predição Independente
Aula 5: Marcador de Risco e Fator de Risco
Aula 6: Modelos Preditores Multivariados
Aula 7: Análise da Relevância de Marcadores Prognósticos
Aula 8: Curva ROC
Aula 9: Estatística-C de Modelo Prognóstico
Aula 10: Calibração de Modelo Prognóstico
Aula 11: Valor Incremental de novo Marcador Prognóstico
Aula 12: Reclassificação Líquida
Aula 13: Predição de Benefício de Conduta e Eficácia de um Biomarcador
Aula 14: Desenhos de Estudos Prognósticos
Aula 15: Veracidade de um Estudo Prognóstico
Aula 16: Aplicabilidade de um Marcador Prognóstico
Aula 1: A Invenção do P = 0.05
Aula 2: Significância Estatística (O que é Valor de P?)
Aula 3: O Paradigma do NNT
Aula 4: A humildade do NNT
Aula 5: RR vs RA
Aula 6: Redução Relativa do Risco
Aula 7: A Pesquisa da Literatura
Aula 8: Intervalo de Confiança
Aula 9: O que é Odds Ratio
Aula 10: Curva ROC
Aula 11: Hazard Ratio
Aula 12: Cálculo Amostral I
Aula 13: Cálculo Amostral II
Aula 14: Aprofundando Hazard Ratio
Aula 1: Revisão Sistemática I - Anatomia e Função
Aula 2: Revisão Sistemática II - Análise da Qualidade de Revisão Sistemática
Aula 3: Revisão Sistemática III - Gráfico de Fúnil
Aula 4: Revisão Sistemática IV - Heterogeneidade
Aula 5: Revisão Sistemática V - Análise de Sensibilidade
Aula 6: Revisão Sistemática VI - Risco de Viés
Aula 7: Revisão Sistemática VII - Precisão da Estimativa
Aula 1: Pensamento Diagnóstico Probabilístico Multivariado
Aula 2: Testagem: Paradigmas Clínico e Populacional
Aula 3: Decisão Populacional - Teste Rápido para COVID
Aula 4: Acurácia Sorologia
Aula 5: Acurácia Tomografia
Aula 6: Qualidade de Evidência do Trabalho da Sorologia
Aula 7: Qualidade da Evidência de Tomografia
Aula 8: Utilidade do Pensamento Multivariado Prognóstico
Aula 9: Parâmetros de Acurácia de Modelos - Discriminação e Calibração
Aula 10: Análise da Qualidade de Estudos sobre Modelos Probabilísticos
Aula 11: Princípios Essenciais de Tratamento Individual
Aula 1: Dimensões do Pensamento Médico
Aula 2: Fast Science
Aula 3: Ciência e Pseudociência
Aula 4: Da Pergunta para a Resposta
Aula 5: A Lei Geral dos Contágios (Assista grátis)
Aula 6: Ciência da Certeza versus Ciência da Incerteza
Aula 7: Epidemia da Informação
Aula 8: pidemias e Surtos
Aula 9: Diagnóstico da População: espacial, temporal e gravidade
Aula 10: Case-fatality rate versus infection fatality rate
Aula 11: Mortes por COVID versus Mortes por Influenza
Aula 12: Taxa de Ataque e Número de Reprodução (R0)
Aula 13: Tempo de Geração
Aula 14: Interação entre Tempo de Geração e R0
Aula 15: DOTS (Duração, Oportunidade, Transmissão, Susceptibilidade)
Aula 16: MBE Podcast: O Valor da Ciência Epidemiológica
Aula 17: Do Diagnóstico para o Prognóstico Populacional
Aula 18: Entendendo o Valor Científico dos Modelos Matemáticos em Epidemias.
Aula 19: Nowcast versus Forecast
Aula 20: Prova de Eficácia (conceitual) Matemática
Aula 21: Princípios Norteadores do Tratamento do Contágio
Aula 22: Técnicas de Tratamento Populacional
Aula 23: Princípios de Eficácia e Efetividade do Distanciamento
Aula 24: Máscaras são Plausibilidade Extrema?
Aula 25: Princípios de Tratamento de Condições Críticas e Agudas
Aula 26: O Pensamento Econômico
Aula 27: O Paradigma da Reavaliação Periódica
Aula 28: Resumo de Tratamento
Why the human mind is not sensible enough to scientific evidence?
The basis for the Null Hypothesis Principle in medical thinking
Extreme Plausibility Principle and its variants
Proof of Concept Principle
The basis for the Null Hypothesis Principle in medical thinking
Why most studies are false?
Self-fulfilling prophecies as primary outcomes of trials
Common traps in composite end-points
The ideal meta-analysis is the one we already know the main result
Good and bad primary outcome definition on trials
The problem and the value of surrogate end-points
The different paradigms of efficacy and effectiveness
Level of evidence has little to do with strength of recommendation
The Choosing Wisely Concept
The Natural Human Mind
Modern medicine scientific fact or science fiction (Aseem Malhotra)
What is the best dietary approach for health (Aseem Malhotra)
Aula 1: O que é medicina baseada em evidências?
Aula 2: As ilusões científicas, cuidado com o acaso!
Aula 3: As ilusões cientificas, cuidado com vieses!
Aula 4: Como criar um falso valor de P?
Aula 5: Análise do Impacto de uma Conduta I
Aula 6: Análise do Impacto de uma Conduta II
Aula 7: O Paradigma Diagnóstico Bayesiano
Aula 8: Razão de Probabilidade e Valor Preditivo
Aula 9: O Paradigma do Overdiagnosis
Aula 10: Análise Crítica de Evidências sobre Acurácia
Aula 11: Pensamento Prognóstico